Você tem dúvida de onde descartar o lixo eletrônico?
Com o aumento de consumo de equipamentos eletrônicos, o descarte deste resíduo se torna cada vez mais comum em nossas vidas. Quem não tem um celular velho que não funciona mais? Ou aquele carregador quebrado que não funciona mais e você colocou na gaveta... Pois é, por isso, é muito importante saber o que isso pode causar para a saúde e para o meio ambiente se armazenado ou descartado de forma errada.São Paulo já conta com o E-Lixo Maps, serviço que busca endereços de locais para descarte de celulares, baterias, carregadores e pilhas. Acesse http://www.e-lixo.org/, digite o CEP de onde você está e o tipo de lixo eletrônico que pretende descartar. Com estas informações, o site indicará os pontos mais próximos de coleta.
O pojeto é ideia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, após a campanha “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle. Não descarte essa idéia”, que ocorreu em outubro de 2008 e teve como objetivo arrecadar celulares, baterias, carregadores e pilhas em mais de 100 pontos de coleta espalhados pela Capital e muitos outros municípios. A campanha superou as expectativas com mais de 50 toneladas de lixo eletrônico arrecadado, demonstrando que as pessoas não conhecem a forma e lugar adequados para este descarte.
Vale salientar que este resíduo possui substâncias tóxicas em sua composição como: mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio, todos estes elementos se exposto torna-se nocivo à saúde e ao Meio Ambiente
Além destes resíduos existem também os cds, dvds, monitores, componentes de informática entre outros... que também possuem altas quantidades de elementos altamente tóxicos.
Procurem os postos mais próximos da sua casa e leve lá seus resíduos eletrônicos.
Cuidem do Meio Ambiente que com certeza ele cuidará do nosso futuro.
Me ajudou neste post http://www.ism.org.br/ism/?p=2232.
Por: Juliano Ciasca Giaretta
Nenhum comentário:
Postar um comentário