Se hoje existem milhares de gêneros musicais com certeza Marley foi um dos responsáveis, não se limitando apenas à Reggae Music (ritmo originado na Jamaica durante os anos 60 e 70 que impera até hoje).
A carreira de Bob ganhou visibilidade lentamente, onde o ápice foi seu contrato com a Island Records (gravadora sediada na Inglaterra e criada pelo jamaicano Chris Blackwell) no início dos anos 70.
Lançado em 1973 o álbum "Catch a Fire" hoje é visto como antológico e ouvido por milhões de pessoas ao redor do mundo. Já em 1975 foi gravado outro álbum de grande valia para o Reggae "Live!" o qual integrava "No Woman No Cry" ao vivo, a música que apresentou Bob Marley ao mundo.
Embaixador da música alegre, contente, dançante, Bob Marley participou militantemente da luta contra o preconceito racial. Com suas letras de cunho romântico, político, ou religioso, com melodias contagiantes e uma batida irresistível tornou Bob Marley um criador de sucessos e arrastou multidões para as ruas.Outras músicas vieram após "No Woman No Cry", com o mesmo sucesso e fervor, "Three Little Birds, Get Up Stand Up, Buffalo Soldier e I Shot The Sheriff" fizeram até quem não gostava de Reggae ouvir Bob Marley.
Frases de Marley são referenciadas até hoje pelos usuários de maconha, usada por ele no sentido da comunhão, porém não consensado por membros de sua então religião. "Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida" é uma das suas mais famosas frases que demonstravam a que ele tinha vindo ao mundo.
Vítima de câncer, Marley permanece nas paradas de sucesso até mesmo hoje, 30 anos depois de sua morte.
"The Legend", coletânea póstuma lançada em 1984 - 3 anos após sua morte, é até hoje o álbum mais vendido da história do Reggae, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos e outro tanto no resto do planeta.
Para tornar a música mais contente, vários de seus filhos seguiram seus passos, com sucesso pela música, sendo Ziggy Marley o que se deu melhor.
Jah Rastafari
Me ajudou neste post http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley
Por: Juliano Ciasca Giaretta
Nenhum comentário:
Postar um comentário