Se você tem cartelas de comprimidos e pílulas sobrando ou vencidos, saibam que o local correto de descarte não é o lixo comum, muito menos a pia ou privada...
O descarte desses "remédios" no lixo comum com certeza contaminarão o solo de algum lugar da cidade. No caso da pia ou privada, a preocupação é maior, pois o triste fim será a estação de tratamento que ainda hoje não tem tecnologia para tratar certos tipos de ativos sintéticos contidos nestes medicamentes.
Pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz demonstraram que cerca de 75% das pessoas descartam medicamentos sem uso no lixo comum, aproximadamente 6% jogam em pias ou privadas e que menos de 3% possuíam alguma informação sobre descarte correto.
Existem algumas dicas que podem ser seguidas facilmente por pessoas comuns que evitarão o descarte incorreto:
- Tente comprar medicamentos na conta certa receitada pelos médicos;
- SEMPRE termine o tratamento;
- No caso de guardar sobras, mantenha sempre a identificação, posologia e validade (isso é por segurança);
Com estas dicas com certeza restarão poucos medicamentos para descarte, mas se mesmo assim sobrar, desde o final do ano passado, existe um programa aprovado pela Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo chamado Descarte Consciente. O projeto é criação da Brasil Health Service (BHS), empresa de tecnologia e inovação em saúde, em parceria com a rede Droga Raia e a Medley. O projeto já consta com 13 postos de recolhimento na cidade de São Paulo, além deles as UBS (Unidades Básicas de Saúde) recebem medicamentos fora de uso.
Os postos de recolhimento são equipados com a Ecomed que é composta três compartimentos de depósito: um para pomadas e comprimidos, um para líquidos e sprays e outro para caixas e bulas.
Em caso de dúvidas consulte a Vigilância Sanitária da sua região ou ainda a própria ANVISA no 0800-642-9782.
Pequenos atos também ajudam a melhorar o Planeta.
Me ajudou neste post: http://www.greenmarket.com.br/conteudos/noticias-e-destaques-ambientais/o-que-fazer-com-sobra-de-medicamentos e http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=352:medicamentos-ganham-programa-descarte-consciente-em-sao-paulo&catid=38:noticias&Itemid=63.
Por: Juliano Ciasca Giaretta
Nenhum comentário:
Postar um comentário