O nosso ar está acabando

O nosso ar está acabando
Jeffrey Durden representando o esgotamento do planeta Terra

quarta-feira, 15 de junho de 2011

15 anos de prisão para os cabeleireiros que usarem formol

Acrescentar formol na composição de cosméticos para cabelo é crime hediondo agora. Cabeleireiros e proprietários de salões de beleza que usarem a substância como alisante podem ser presos por 15 anos, sem direito a fiança. Apesar disso e dos riscos à saúde, não é difícil encontrar quem faça escova progressiva com formol. Em muitos salões (grandes ou pequenos), funcionários abordam as clientes e se oferecem para fazer o alisamento ilegal em casa, onde a fiscalização não chega.

O FDA (agência americana que regula medicamentos), classificou o formol como cancerígeno. Clientes e principalmente profissionais correm risco de ter tumores nas vias aéreas, como nariz e garganta.

Um dos problemas é a dificuldade de fiscalização. A cliente quer ficar com o cabelo liso e não denuncia. Há subnotificação porque as pessoas só denunciam quando ocorre problema mais sério, como queimaduras ou queda de cabelo”, explica Erica França, farmacêutica especialista em cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O delegado Fábio Cardoso, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública, explica que o profissional pego usando formol como alisante é preso em flagrante. “Ele responde por adulteração de medicamentos e cosméticos, crime previsto no artigo 273 do Código Penal. Em janeiro, prendemos o dono de um salão no Centro. Encontramos galão de 3 litros de formol”.
Os Sinais e sintomas:
Já que as mulheres sedentas por cabelos lisos não denunciam a prática ilegal, outros frequentadores do salão que sentirem forte cheiro do produto podem ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177) ou para a própria delegacia (2334-5158).

Me ajudou neste post: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/6/cabeleireiro_que_usar_formol_pode_pegar_15_anos_de_prisao_171332.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário