O nosso ar está acabando

O nosso ar está acabando
Jeffrey Durden representando o esgotamento do planeta Terra

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Contaminação por E.coli na Alemanha mata pelo menos 16 pessoas.

Já está em 16 os mortos contaminados pela bactéria Escherichia coli na Alemanha, segundo autoridades locais.
Mais conhecida por E.coli, o microrganismo teria sido encontrado em pepinos orgânicos importados da Espanha, porém análises realizadas contrariaram e as autoridades ainda averiguam a fonte exata da contaminação.
A bactéria causa diarreia e pode provocar a chamada síndrome hemolítica urêmica (HUS, na sigla em inglês), que causa diarreia hemorrágica e danos sérios ao fígado o que pode leva à morte. A presença da E.coli na água ou em alimentos indica que houve contaminação de origem fecal.
A mídia local fala em milhares de pessoas contaminadas, mas o Instituto Robert Koch conta apenas 329 casos de contaminação e três mortes. Não há confirmação oficial do governo alemão a respeito desses números, mas o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, de Estocolmo (Suécia), descreveu o surto como um dos maiores do mundo, em se tratando de E.coli, e o maior já ocorrido na Alemanha.
O governo alemão montou um gabinete de crise para controlar a disseminação da bactéria. A ministra de Consumo alemã fará uma reunião de emergência hoje com o ministro de Saúde, assim como representantes dos Estados alemães, para discutir o assunto.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acompanha a contaminação na Europa por meio da rede Infosan, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Especialistas no assunto dizem que a probabilidade de o surto causado pela E.coli chegar ao Brasil é pequena, tendo em vista que o consumo de alimentos orgânicos frescos normalmente é local. Também é reduzida a possibilidade de que alguém infectado pela bactéria na Europa traga a doença ao Brasil, já que para isso a pessoa infectada teria que contaminar alimentos ou água por manuseio.

Por Juliano Ciasca Giaretta

Me ajudaram neste post: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/bacteria-infesta-alimentos-no-norte-da-alemanha.html, http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sobe-para-12-numero-de-mortos-por-bacteria-na-europa,725772,0.htm e http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/534175/?noticia=SURTO+DA+BACTERIA+ECOLI+NAO+DEVE+CHEGAR+AO+BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário