O nosso ar está acabando

O nosso ar está acabando
Jeffrey Durden representando o esgotamento do planeta Terra

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Síndrome do Edifício Doente X Absenteísmo

A Síndrome do Edifício Doente (SED) X absenteísmo (trabalhador que falta ao trabalho): A SED está ligada diretamente relacionada com o absenteísmo, ou seja a falta ao trabalho, por motivos de doenças. Está ligado ainda na baixa produtividade e qualidade de vida do trabalhador, sendo assim, a qualidade do ar de interiores se tornou não só um problema relacionado à Saúde Pública, mas também, à economia e à Saúde Ocupacional. Estudo realizado sobre "Licenças médicas entre trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no ano de 2004" demonstrou que cerca de 6% dos afastamentos dos trabalhadores foram causados por doenças do sistema respiratório, podendo estar ligados às más condições do ar interno.
"Quantas vezes você faltou ao trabalho por estar "resfriado" e "jogou" a culpa no ar condicionado"?
Além do absenteísmo existe um grande impacto na economia: "Você permanece por longo período dentro de uma loja em que as condições ambientais são ruins? Quanto tempo você consegue ficar dentro de uma  lanchonete em que a temperatura interna ultrapassa a 26, ou 27ºC"?
Com estas perguntas é possível notar quanto a qualidade do ar dentro de um repartimento de uso coletivo, seja ele de venda de produto ou de serviço, é importante para seu faturamento!
Uma loja com boas condições de ar interno, ou seja, temperatura e umidade agradável; teor de CO² agradável; não constatação de odores causados por fungos com certeza irão contribuir para a presença de clientes por mais tempo dentro da loja, aumentando as vendas.
Acredito não existir muitos estudos sobre este assunto, porém é um tema de grande relevância para as Associações Comerciais e para as Associações dos lojistas, podendo auxiliar num maior desempenho deste ramo.
Por: Juliano Ciasca Giaretta

Nenhum comentário:

Postar um comentário