O nosso ar está acabando

O nosso ar está acabando
Jeffrey Durden representando o esgotamento do planeta Terra

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tatuagem e Saúde

Este post vai para os que pensam em fazer uma tatuagem.
Se você não está nem aí com a possível discriminação social que pode sofrer, ao menos deve saber que existem doenças que podem ser transmitidas no momento da realização e nos dias que procedem a realização.
Levando em conta que a tatuagem nada mais é que a introdução de tinta em uma camada abaixo de sua pele, em forma de ferida, seguem algumas dicas antes de correr para qualquer estúdio de tatuagem:
  • Conheça a procedência das tintas, se ela é registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • O próximo cuidado é com instrumentos e agulhas utilizados. Pode parecer clichê, mas ainda existem estúdios que reutilizam agulhas (NÃO PODE) e instrumentos (desde que lavados e posteriormente esterilizados em autoclaves);
  • Pense bem o porquê que você irá fazer esta tatuagem;
  • Nunca esteja influenciado por álcool ou droga ao fazer a tatuagem;
  • Procure saber se o profissional é experiente, use luvas;
  • Veja a estrutura e higiene do local;
  • Procure saber se o estúdio é credenciado junto à Vigilância Sanitária local e se tem procedimentos de descarte dos instrumentos usados e lembre-se que uma boa tatuagem, feita em um bom local, não custará muito barato (NÃO EXISTE MILAGRE).
Equipamentos e agulhas usados para fazer tatuagem podem transmitir doenças infecciosas, como a hepatite e até AIDS, caso o estabelecimento não possua condições adequadas de higiene.
Lave sua tatuagem com sabão neutro e água fria, enquanto ela não cicatriza. Na hora de secá-la, não esfregue o local, apenas encoste a toalha suavemente, para que a água seja absorvida. Também não coce a tatuagem, nem arranque a casquinha que irá se formar e nem tome sol no período de cicatrização.
Depois que sua tatuagem já estiver cicatrizada, utilize sempre bloqueador solar para protegê-la.
Pense bem, escolha um bom desenho (ou escrita), um bom estúdio e um bom profissional, depois faça sua tatuagem e preserve-a.....
Grande abraço.
Por: Juliano Ciasca Giaretta.

Um comentário:

  1. Ju...
    Já estou seguindo e vou twitar as dicas...

    bj

    http://andressacastanheira.blogspot.com/

    ResponderExcluir