Diariamente, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas utilizam pouco mais de 70Km de malha metroviária existentes. De acordo com o CoMet – um comitê que reúne os maiores Metrôs do mundo – em 2008, o Metrô mais lotado do mundo era o de São Paulo, que transportava mais de 10 milhões de passageiros por Km de linha. Em 2010, segundo o próprio comitê, esse número passou para mais de 11,5 milhões.
“Há uma estimativa mundial de que a cada 2 milhões de pessoas, deveríamos ter 10Km de Metrô no centro urbano, ou seja, com seus 20 milhões de pessoas na região metropolitana, o metrô de São Paulo deveria ter mais de 200Km”, disse Ciro Moraes dos Santos, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e operador de trem. Ainda segundo Ciro, o nível de conforto dentro do trem pela média mundial deveria ser de seis usuários por m², porém nos horários de pico em São Paulo esse número as vezes chega a atingir 11 usuários por m².
Para suportar a incessante e crescente demanda , é necessário continuar investindo no sistema, a longo prazo. Como Metrô e trens são sistemas de alta capacidade de carregar passageiros, capaz de transportar cerca de 55 mil pessoas por hora, o melhor seria continuar investindo no sistema e criando conexões entre outras formas de transporte, como ônibus, monotrilhos e veículos leves sobre trilhos, entre outras opções.
Os investimentos no metrô de São Paulo são de cunho estadual e há uma previsão de que sejam investidos cerca de R$ 20 bilhões no Metrô de São Paulo até 2020.
Comparações feitas frequentemente entre o Metrô de São Paulo e o da Cidade do México demonstram atraso em investimentos no Metrô paulista que começou a ser construído praticamente ao mesmo tempo que o metrô da Cidade do México, ambos nadécada de 70, porém hoje com extensão de linhas bem superior à nossa.
Para o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp) Jose Geraldo Baião, o ideal seria que o transporte de São Paulo recebesse mais recursos do Governo Federal e que não fosse apenas por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). “Falta mais apoio do Governo Federal nessa questão de transporte.”
“Há uma estimativa mundial de que a cada 2 milhões de pessoas, deveríamos ter 10Km de Metrô no centro urbano, ou seja, com seus 20 milhões de pessoas na região metropolitana, o metrô de São Paulo deveria ter mais de 200Km”, disse Ciro Moraes dos Santos, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e operador de trem. Ainda segundo Ciro, o nível de conforto dentro do trem pela média mundial deveria ser de seis usuários por m², porém nos horários de pico em São Paulo esse número as vezes chega a atingir 11 usuários por m².
Para suportar a incessante e crescente demanda , é necessário continuar investindo no sistema, a longo prazo. Como Metrô e trens são sistemas de alta capacidade de carregar passageiros, capaz de transportar cerca de 55 mil pessoas por hora, o melhor seria continuar investindo no sistema e criando conexões entre outras formas de transporte, como ônibus, monotrilhos e veículos leves sobre trilhos, entre outras opções.
Os investimentos no metrô de São Paulo são de cunho estadual e há uma previsão de que sejam investidos cerca de R$ 20 bilhões no Metrô de São Paulo até 2020.
Comparações feitas frequentemente entre o Metrô de São Paulo e o da Cidade do México demonstram atraso em investimentos no Metrô paulista que começou a ser construído praticamente ao mesmo tempo que o metrô da Cidade do México, ambos nadécada de 70, porém hoje com extensão de linhas bem superior à nossa.
Para o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp) Jose Geraldo Baião, o ideal seria que o transporte de São Paulo recebesse mais recursos do Governo Federal e que não fosse apenas por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). “Falta mais apoio do Governo Federal nessa questão de transporte.”
Comentários:
Quem nunca saiu de casa as 5:00h e pegou o Metrô bem cheio ou lotado a ponto de ter que fazer a viagem inteira em pé?
Quem nunca se viu em menos de 1m2 com mais de 10 pessoas?
Quem nunca leu, viu e ouviu pelos noticiários que as obras do Metrô da linha XXX, ou YYY já está orçada mais do que o Metrô de locais considerados de 1º mundo?
Ficam questionamentos para reflexão de TODOS, pois direta ou indiretamente o Metrô de São Paulo contribui para o trânsito, para a demora de chegar em casa, para a poluição, para a diminuição de qualidade de vida entre outros pontos negativos.
Culpa do Metrô? Não, claro que não, porém, maiores investimentos, mais força de vontade das autoridades Federais, Estaduais, Municipais, com certeza ajudaria... Sei lá!
Fica a indignação de quem pega a linha verde do Metrô (considerada de 1º mundo), uma vez por mês, no máximo... Imagino quem usa todos os dias...
Quem nunca saiu de casa as 5:00h e pegou o Metrô bem cheio ou lotado a ponto de ter que fazer a viagem inteira em pé?
Quem nunca se viu em menos de 1m2 com mais de 10 pessoas?
Quem nunca leu, viu e ouviu pelos noticiários que as obras do Metrô da linha XXX, ou YYY já está orçada mais do que o Metrô de locais considerados de 1º mundo?
Ficam questionamentos para reflexão de TODOS, pois direta ou indiretamente o Metrô de São Paulo contribui para o trânsito, para a demora de chegar em casa, para a poluição, para a diminuição de qualidade de vida entre outros pontos negativos.
Culpa do Metrô? Não, claro que não, porém, maiores investimentos, mais força de vontade das autoridades Federais, Estaduais, Municipais, com certeza ajudaria... Sei lá!
Fica a indignação de quem pega a linha verde do Metrô (considerada de 1º mundo), uma vez por mês, no máximo... Imagino quem usa todos os dias...
Por: Juliano Ciasca Giaretta
Me ajudou neste post: http://envolverde.com.br/noticias/metro-de-sao-paulo-ainda-e-o-mais-lotado-do-mundo/
Me ajudou neste post: http://envolverde.com.br/noticias/metro-de-sao-paulo-ainda-e-o-mais-lotado-do-mundo/
O que eu não consigo entender em relação a esse fato do Metrô e de outros tantos casos é quanto a tranquilidade quando se fala a "longo prazo", nunca se ouve falar a "curto prazo"....quantos anos tem o BRASIL e quantos anos tem SÃO PAULO...??? Esse "longo prazo" não teria que já ter sido colocado em prática a "longos anos atrás"...???
ResponderExcluirFazer o quê,né..!!!