O nosso ar está acabando

O nosso ar está acabando
Jeffrey Durden representando o esgotamento do planeta Terra

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Depilação e saúde

Neste post falarei um pouco sobre depilação!
Não estou vendendo serviço, nem querendo depilar... Estou alertando sobre os cuidados dentro de um salão de beleza...
Você conhhece a qualidade da cera utilizada por sua depiladora? Você sabe se sua depiladora reusa a cera que utiliza?
É, então procure saber...
Acredito que cerca de 70 a 80% dos salões que fazem depilação, reutilizam a cera utilizando (ou não) um tal produto milagroso que promete "esterilizar" a cera utilizada na freguesa anterior.
Pouco é divulgado sobre o perigo de contrair doenças como o vírus da hepatite e da importância de procurar um local que se preocupe com a higiene e saúde.
Mas, além da hepatite, existem outras doenças que podem ser transmitidas enquanto você fica mais bonita. "Problemas de pele como micoses e alergias podem aparecer por causa de objetos mal higienizados", afirma o dermatologista Cesar Cuono.
Micoses, por exemplo, não são transmitida só em saunas e piscinas. O uso de utensílios de manicure é outra forma muito rápida da doença passar de uma pessoa para outra.
No Brasil, há 250 mil salões de beleza e a maioria não utiliza cera individual para depilação. "O comum é colocar o produto em uma panela para aquecê-lo e utilizá-lo em várias clientes durante o dia", comenta o dermatologista. Ainda segundo o Dr. Cesar Cuono, este processo é extremamente perigoso, pois uma pessoa pode até contrair o vírus do HPV quando faz a depilação da região íntima, se a próxima cliente usar a mesma cera para o procedimento. "O produto só poderia ser reutilizado se o aquecimento acontecesse em temperatura de 121ºC sob pressão controlada por período superior a 15 minutos para que as bactérias e vírus fossem exterminados. E a realidade da maioria dos salões de beleza com certeza não é esta", diz. Além disso, a espátula ou "pauzinho de sorvete" que as depiladoras usam para retirar a cera da panela e colocá-la na pele da pessoa é um meio para o contágio de doenças. "Como o kit manicure, é essencial que as mulheres, principalmente, passem a ter o seu para depilação ou exija que seja utilizado um novo descartando no final. Além de não ser caro, é uma forma de evitar problemas com a saúde", aconselha o médico.
Contudo, fica mais uma dica do "Assuntos Ecológicos", exija cera descartável, tipo roll on, e que todos os utensílios que entre em contato com a pele seja utilizado somente uma vez.
Com estes cuidados você ficará mais bonita e saudável.

2 comentários:

  1. muito bom! Fica a dica e o alerta! Muito obrigada pelo cuidado com as mulheres!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliano!
    Estudei co você na FOC. Muito legal esta matéria.
    Parabéns!!!
    Anne

    ResponderExcluir